Morreu liderança indígena



01 de outubro de 2021

.Morreu o cacique Caterino Gavião

De doença pulmonar, agravada tal vez pela covid, morreu esta semana o cacique Caterino Sobirop,  do povo Ikolen Gavião, liderança da Terra Indígena Igarapé Lourdes. (Foto: divulgação)

Terça 05 de Outubribde 2021

Invasores queimam nossas reservas

Incentivados pelas mudanças legais nossas reservas continuam acumulando queimadas, estando a Reserva Extrativista de Jaci Paraná (206 incêndios), o Parque Estadual de Guajará Mirim (46 incêndios), em Nova Mamoré,  e a Reserva Extrativista de Rio Prero Jacundá (16 incêndios) entre as 30 unidades de conservação mais atingidas da Amazônia no mês de setembro. Batendo récorde de focos de incêndio no meses de setembro, com 295 km2 atingidos em Rondônia, segundo dados do INPE.

Sexta 08 de outubro de 2021

Ministério Publico cutuca as forças de segurança do estado 

Após as mortes disparar de novo em 2021 por causa de conflitos agrários, o Ministério Publico por segunda vez se reúne com a cúpula das forças de segurança do estado de Rondônia. O pior conflito no campo do Brasil já acumula 08 mortes, sem que sejam conhecidas as apurações das mesmas. Ainda mais duas mortes aconteceram nas imediações por policiais a paisana que estariam fazendo trabalho de pistolagem particular. A metade destas dez mortes foram provocadas por agentes de segurança de Rondônia.

Sexta 08 de outubro de 2021

Professora removida por insistir em temàtica indigena.

A professora indigena da comunidade ribeirinha de Nazare, em Porto Velho RO, Marcia Mura, foi removida da sala de aula "por insistir na tematica indígena". Sindicatos acham que pode haver indicios de perseguição moral contra a mesma. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grileiros invadem a terra indígena do Lages em Rondônia

Incra cancela georeferenciamento irregular da Gleba Belmont

Prefeitura quer expulsar acampamento do Seringal Belmont