Incra cancela georeferenciamento irregular da Gleba Belmont

 


Após apelar insistentemente para a Ouvidoria Agrária e a nova equipe da autarquia; com apoio do representante do MDA, Gervano Vincent, e muita luta do Acampamento do Seringal Belmont, o INCRA finalmente anunciou o cancelamento de 08 cadastros ambientais supostamente irregulares, baseados laudos técnicos de matrículas duvidosas, com o qual o retorno das vinte-e-duas famílias acampadas fica mais fácil. 

É mais um passo para recuperação de seu lugar, após mais de dois anos da injusta reintegração judicial, em plena pandemia. Não apenas os posseiros despejados se beneficiam da atuação, mas também diversos vizinhos atingidos pelo cadastros rurais denunciados.

Apesar de ter a decisão judicial de reintegração suspensa, as famílias do Seringal Belmont quando tentaram voltar sofreram um traumático ataque de pistoleiros, com incêndio da casa onde se alojavam,  e a PM militar, em vez de prender os pistoleiros que estava, impedindo o passo na estrada,  expulsou os posseiros, em novembro de 2022. Foi quando decidiram reivindicar pacificamente os seus direitos vulnerador acampando na frente do INCRA de Porto Velho, cobrando o posicionamento do INCRA.

Depois disso já têm quase um ano que permanecem baixo da lona na frente do Incra em Porto Velho em condições desumanas, suportando sol e chuva, doenças, calúnias e ameaças. A vulnerável situação das famílias do Acampamento Belmont têm sido vista com bastante preocupação pelo MP e autoridades. Inclusive o MPF abriu uma investigação sobre o assunto.

Com apoio das pastorais sociais, como a CPT e Cáritas, dos movimentos sociais e associações de pequenos agricultores de Porto Velho, do Centro de Psicologia Social e outros setores da UNiR, assim como da Ouvidoria Externa da DPE, o Conselho Estadual de Direitos Humanos e a proximidade da paróquia católica de N. Sra. do Rosário e outras.

Com esta ação do INCRA está mais perto o retorno para a área onde tinham as suas roças e moradias,  perto do Parque Natural de Porto Velho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grileiros invadem a terra indígena do Lages em Rondônia

Prefeitura quer expulsar acampamento do Seringal Belmont