Morre liderança da região dos Soldados da Borracha, em Cujubim RO.


Adenir dos Santos Macedo de 50 anos foi assassinado a tiros dentro de uma caminhonete o sábado 20 de novembro de 2021 em Cujubim RO. Segundo algumas fontes, Adenir era conhecido como Dinamite e era presidente da Associação do Soldado da Borracha, uma área disputada por grileiros em conflito pela criação duma reserva ambiental, que se manifestaram na BR-364 no passado 22 de julho de 2021.

Segundo o que foi divulgado, a vítima parou a caminhonete que estava dirigindo em frente a uma padaria, e quando a sua esposa entrou no estabelecimento dois suspeitos chegaram em uma motocicleta e abriram fogo contra Adenir, que estava esperando no carro, fugindo a continuação. Uma camera das proximidades filmou o assassinato. (foto Ariquemes 190/divulgação)

Além de suspeitar dos numerosos conflitos pela disputa da área dos Soldados da Borracha, Adenir é considerado por fontes locais como um dos denunciantes do pedágio, violência e ameaças que impunha na região o poderoso madeireiro  Chaules Vouban Pozzebon, condenado a mais de 99 de prisão após a Operação Deforest da Polícia Federal. Chaules mantinha uma porteira trancada e vigiada por pistoleiros, argumentando que ele tinha aberto a estrada que dava acesso a região, também conhecida como Estrada do Chaules, que vai de Cujubim até o Rio Madeira nas proximidades do Distrito de Calama.

Além de Chaules e do filho do mesmo, Igor Pozzebon; nove policiais militares e bombeiros foram presos também durante uma operação em 09 de agosto de 2021 acusados pelo MP de praticar extorsão e integrar uma organização criminosa armada na citada região dos Soldados da Borracha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresa de segurança provoca conflito em distrito de Machadinho do Oeste RO

URGENTE: Polícia Militar protege pistoleiros em Nova Brasilândia do Oeste RO

Polícia leva carro de agricultores em Machadinho.