Morre liderança da região dos Soldados da Borracha, em Cujubim RO.


Adenir dos Santos Macedo de 50 anos foi assassinado a tiros dentro de uma caminhonete o sábado 20 de novembro de 2021 em Cujubim RO. Segundo algumas fontes, Adenir era conhecido como Dinamite e era presidente da Associação do Soldado da Borracha, uma área disputada por grileiros em conflito pela criação duma reserva ambiental, que se manifestaram na BR-364 no passado 22 de julho de 2021.

Segundo o que foi divulgado, a vítima parou a caminhonete que estava dirigindo em frente a uma padaria, e quando a sua esposa entrou no estabelecimento dois suspeitos chegaram em uma motocicleta e abriram fogo contra Adenir, que estava esperando no carro, fugindo a continuação. Uma camera das proximidades filmou o assassinato. (foto Ariquemes 190/divulgação)

Além de suspeitar dos numerosos conflitos pela disputa da área dos Soldados da Borracha, Adenir é considerado por fontes locais como um dos denunciantes do pedágio, violência e ameaças que impunha na região o poderoso madeireiro  Chaules Vouban Pozzebon, condenado a mais de 99 de prisão após a Operação Deforest da Polícia Federal. Chaules mantinha uma porteira trancada e vigiada por pistoleiros, argumentando que ele tinha aberto a estrada que dava acesso a região, também conhecida como Estrada do Chaules, que vai de Cujubim até o Rio Madeira nas proximidades do Distrito de Calama.

Além de Chaules e do filho do mesmo, Igor Pozzebon; nove policiais militares e bombeiros foram presos também durante uma operação em 09 de agosto de 2021 acusados pelo MP de praticar extorsão e integrar uma organização criminosa armada na citada região dos Soldados da Borracha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grileiros invadem a terra indígena do Lages em Rondônia

Incra cancela georeferenciamento irregular da Gleba Belmont

Prefeitura quer expulsar acampamento do Seringal Belmont